DIA DO CANHOTO

Hoje é o teu dia. Hoje é o dia de alguns milhares de pessoas que, como tu, escrevem com a mão esquerda, chutam com o pé esquerdo que, enfim, tem enfrentado as dificuldades de uma realidade espelhada, que se apresenta ao avesso, impondo um mundo invertido, ao contrário daquele que seu cérebro considera natural.

Uma simples tesoura, uma guitarra, as mudanças de um automóvel, os pedais de um automóvel, o «rato» do computador, uma régua e um abridor de latas, por exemplo, representam a hegemonia daqueles que têm mais habilidade com a mão direita. Ao tentar manuseá-los, o canhoto apenas reforça a imagem de desastrado, a mais comum das associações negativas que costuma provocar.

Nós, canhotos, resignamo-nos e nem damos conta do esforço que fazemos a uma adaptação, nem sempre fácil.

Seria exagero afirmar que o canhoto, hoje, é estigmatizado como no tempo de nossos avós. Mas ainda me lembro quando a Dona Celeste me atou, várias vezes, a mão esquerda à cadeira para me obrigar a escrever com a direita. Reclamei. Ganhei à professora. Foi há 21 anos atrás. Hoje sou canhoto. Com muito orgulho... e com algumas dificuldades!

Comentários

sartago disse…
muito profundo (no bom sentido) mas não foi (h)à 21 anos. tu não andas (h)à 21 anos na faina!
-sakana- disse…
Dani Já Anda (h)á 21 anos na Faina!
Teles disse…
es deficiente (tou apenas a citar o prof de Discreta) mas a gente gosta de ti a mesma :)
-sakana- disse…
O Mais estupido da historia é que o prof de Discreta TAMBÉM É CANHOTO !!!
Anónimo disse…
Very cool design! Useful information. Go on!
» » »

Mensagens populares deste blogue

GOLPE NOS SEMÁFOROS!

É Engraçado