Santiago Report

-dia 0- A partida

Ao inicio tudo começou mal. Tinha-mos uma boleia combinada com o nosso amigo Sam que nos ia levar na sua Espace até ao Porto, mas infelizmente a carrinha avariou à ultima hora e tivemos que nos desenrrascar de outra forma: O belo do comboio. Após 3 horas de viagem num regional (os unicos que permitem o transporte de bicicletas) lá chegamos ao tão desejado Porto. 1ª passo no Porto: Descobrir onde estavamos! Com jeitinho, depois de passar por muitos mafiosos e mal encarados la descobrimos o sô guarda que nos disse onde estávamos ("ufa") e nos indicou 2 ou 3 pensões sem muito "sobe e desce" (lol, e esta hem...). Depois foi só largar a bagagem no hotel peninsular em plena Avenida dos Aliados e dar umas voltas para conhecer a zona. Fomos ao posto de turismo "ver o que havia" onde nos disseram que tinham caidos 2 pontes do nosso caminho. Ouvimos mas Cagámos :D Jantámos, xixi e cama :D.


-dia 1- Porto -> Ponte de Lima ( 95 km )

RRTIMTIMTIMTIMTIM.... 6 da madrugada e o despertador a tocar. Está na hora de levantar para começar a nossa viagem. Às 6 e meia já estavamos prontos para começar a etapa, mas primeiro tivemos direito ao pequeno almoço que gentilmente a gerente do hotel teve o cuidado de preparar para essa hora, 2 horas antes da hora oficial. Ficámos surpreendidos e agradecemos. - Obrigado e até à próxima! Disse eu enquanto olhava discretamente para a bela mini-saia da recepcionista.
Rapidamente percebemos que o caminho estava muito bem marcado por setas amarelas em todos os cruzamentos, entroncamentos e no quer que seja, e que não iamos precisar de mapas, a não ser para termos uma pequena ideia de onde estávamos. Ao sair do Porto foi sem duvida uma progressiva mudança da cidade para o campo onde se respirava o ar puro e começavamos a sentir que ia ser uma grande aventura. Ao fim de 20 kilómetros estavamos definitivamente no campo. Encontrámos então a primeira ponte interdita. Uma bela ponte romana (a qual não me recordo o nome) mas que estava fechada. Passava um rio bastante largo e fundo por baixo desta e começámos a ver a vida a andar para trás. MAs felizmente o pessoal que marca o caminho já tinha isto previsto e já tinham uma alternativa, que nos obrigou a fazer mais 14 kilometros que o previsto, mas valeu a pena.


Aos poucos lá atingimos o 1º objectivo do dia: os 50km que marcaram a chegada a barcelos onde comprei um galo com 5 cm, mas quase que era obrigado a comprar um daqueles de 1 metro pelas cotas lá da "bila"! Lá tiveram pena de mim e deixaram-me levar só o pequeno. (uffff) Podem ver na foto ao lado uma linda vista do ponto mais alto da cidade. A seguir a Barcelos... A novidade do dia: SUBIR!!! Até agora tinhamos andado praticamente a descer e perto do meio dia, quando as temperaturas já rondavam os 40 graus e a barriga ja dava sinais, levamos com uma subida em cima no meio do nada. Solução: Subir para comer :D
Depois de um valente almoço a parte divertida do dia: um passeio pelos milheirais.


Por volta das 17 horas chegámos a Ponte de Lima onde já tinhamos a pousada da juventude reservada. Deu ainda tempo para conhecer um pouco da vila e a adorar. Recomendo uma visita a Ponte de Lima, a pousada da juventude também é muito fixe e mesmo muito acessível a jovens.
São 22 horas... Tempo de dormir... Até amanha :D


-dia 2- Ponte de Lima -> Pontevedra ( 93 km )

6h30m.
A etapa mais dura de todo o percurso.


Logo à saida de Ponte de Lima, uma linda serra de 562 metros de altura em que os ultimos 2 km desta tiveram que ser subidos com a bicicleta às costas, pois até para peregrinos a pé o caminho era demasiado inclinado e com demasiadas armadilhas.
Depois desta árdua tarefa, mesmo no topo da serra encontra-se a casa do guarda florestal, que tem uma nascente de água fresquíssima, uma merecido prémio depois de um grande esforço.
E como diz o ditado...Quem sobe também desce... e a descer meus amigos, todos os santos ajudaram. Encontrámos então a vila de Rubiães (sim, aquela do sketch do gato fedorento) onde tivemos que molhar os pés num dos caminhos (ainda dizem que há seca...)

Depois da passagem por rubiães foi um culminar de lindas paisagens e caminhos com belissimas pontes romanas até Valença. Chegamos a meio do caminho e vamos entrar em território espanhol. Mas vamos entrar de maneira radical: De cavalinho! As fãns Espanholas aplaudem :D Almoçamos uma tábua de presunto em Tui e voltámos ao caminho. Entre serras e serrinhas em território espanhol os trilhos espanhois desta segunda etapa desiludiram um pouco, pois andamos muito mais por alcatrão do que por trilhos propriamente ditos. Possivelmente o significado de trilhos e caminhos secundarios para os espanhóis já esteja um nivel mais à frente dos Portugueses.


Por volta das 17 horas já estavamos em Pontevedra e decidimos experimentar uma coisa diferente: Um albergue de peregrinos. Foi uma grande surpresa! Os utentes deste espaço para além de ser essencialmente jovens, 90% destes eram raparigas, por sinal muito giras e simpáticas para com os Portugueses :D. Foi uma noite interessante passada num quarto com cerca de 50 pessoas em que os poucos homens que lá estavam ressonavam em coro. Mas foi muito divertido. Experimentem :D


-dia 3- Pontevedra -> Santiago de Compostela ( 71 km )


6h30m.
O dia começou mal... com chuva. Mas os "peregrinos da fé" foram em busca do caminho da paz (paz e amor, paz e amor... ).
Finalmente os Caminhos de Santiago em Espanha mostravam algum valor encontrando alguns trilhos maravilhosos com um verdadeiro contacto com a natureza e com uma beleza... única!
Esta ultima etapa foi levada mais nas calmas uma vez que tinhamos bastante tempo para gastar numa etapa bastante acessivel e sem grandes "montanhas". A um ritmo mais que baixo e apreciando cada promenor do caminho, por volta das 15 horas tinhamos chegado ao nosso destino... em baixo de chuva.
Encontrámos um sitio para dormir, e passámos o resto da tarde a visitar a cidade. Fomos buscar a nossa compostela, um certificado escrito em latim que comprova que fizemos o Caminho de Santiago e que somos peregrinos de Santiago. Da cidade de Santiago de Compostela posso dizer que gostei e que achei monstruoso o tamanho da catedral. O que não gostei foi do negócio da igreja gerado à volta da catedral. Em todos os cantos possiveis (quando digo todos e todos mesmo) desta havia local para a dita esmola.

Visitado o importante da cidade chegou a hora do jantar e de beber umas belas "Estrella Galicia" uma cerveja que gsotei muito e que não fica nada atraz das Portuguesas. De seguida um pouco de vida nocturna até às x da manhã :P


-dia 4- O regresso.


"Levantar" às 4 da manha para apanhar o comboio às 5 da manhã, chegando à Figueira às 14 horas... Foi duro... :P


-Os números da Viagem-

Numero total de kilometros percorridos: 260
Numero total de horas a pedalar: 30 horas
Numero de furos: 3
Vencedor do concurso de furos: Sakana (2-1)
Numero total de Setas Amarelas seguidas: 2347387
Numero total de corações despedaçados em Espanha: 69
kilos perdidos na viagem: 3 kg (digam la que não é uma dieta milagrosa! mulheres de portugal, façam isto semana a semana porra)


-Conclusão-

Uma aventura a repetir sem duvida. Para o ano talvez o Caminho Frances que são cerca de 890 km ou então voltar a repetir este, quem sabe. Convém conseguir alguma preparação fisica antes de iniciar a viagem e por o sono em dia, pois quando se tenta descansar sonha-se com... SETAS AMARELAS!!! :D

Há tanto ainda a contar sobre esta viagem, mas penso que so vendo e passando por tudo e que se pode ter a noção do que é! Experimentem!!! Espero que tenham gostado deste meu "pequeno report", aguardo os vossos comentários :D

Pequeno Guia (para peregrinos a pé, mas util para as bicicletas também)

Mapa do Caminho

Comentários

Teles disse…
qts centenas de kilos perdest com tanta pedalada?
-sakana- disse…
Fomos os dois, eu e o dani. sou um heroi? hehehe :D
Anónimo disse…
Ganda maluko:P imagino as espanholas, com akela camisolinha k tu levaste ficaram todas doidinhas:D fica bem abraço[]
Su disse…
Deve ter sido uma viagem fantástica. Santiago de Compostela é realmente bonito e o caminho até lá parece delicioso :)
Anónimo disse…
És um doido, mas pelo que sei e falei com o teu companheiro de viagem, ele disse que tinha sido espectacular.

Agora toca a beber umas bejecas que é para não perderes o treino.

69 gajas...que se lixe o crocodilo
Burn2fly disse…
Tou mesmo a ver o Sergio assim q nem um palito :P
Eu fui a SanTiago mas em vez de perder peso ganhei.. grr
para a prox vou de bike :D
mokinha disse…
e nem um postalito ou um galo de 1 cm pra mim...

hei-de te apresentar uns amigos meus do porto k tb gostavam de fazer o caminho frances!

p.s.- o dani é um fraco :P
Anónimo disse…
Oh pessoal não apertem muito com o menino que ele anda fraquito.

Está bem amanhã pagas uma "Cristal"
no sitio do costume?
-sakana- disse…
sabes que eu não perdoo :P tenho mm mta pena d ter ido mais cedo para casa, mas tava mm de boleia. Tava a curtir bues :P O resto fica guardado para coimbra ne? joka
-sakana- disse…
Olha! Apetece-me fazer isto outra vez! Butes lá Dani?

Mensagens populares deste blogue

É Engraçado

A borboleta parte 2